{Resenha} As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

quinta-feira, março 27, 2014



Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende, e não tenta dormir com as pessoas, mesmo que tenha oportunidade. Preciso saber que essas pessoas existem. Pág. 12

Esse é um daqueles livros difíceis de resenhar. Não porque eu não tenha uma opinião sobre ele, mas é complicado achar as palavras certas e conseguir transmitir exatamente o que eu senti lendo ele. Porque tenho medo de não conseguir. E acredite, isso só acontece com os melhore livros. Então, fica aqui, desde o primeiro parágrafo, a minha indicação de que vale muito a pena lê-lo.

E quero que você saiba que sou feliz e triste ai mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim. Pág. 12

Agora é meu livro favorito, mas sempre acho que um livro é meu favorito até ler outro. Pág. 19

Ele é invisível. Pág. 48

Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende. Pág. 48

Eu costumava praticar esportes quando era pequeno, e era realmente muito bom nisso, mas o problema é que sempre me deixavam muito agressivo, e os médicos disseram à minha mãe que eu teria de parar. Pág. 62

Primeiro, tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não gostam realmente umas das outras. Pág. 66

Tem alguma coisa errada comigo. E eu não sei o que é. Pág. 147



Charlie é um garoto peculiar. E percebemos isso desde o começo: seja pelo seu jeito de se expressar, de escrever ou contar uma história. E é isso que faz dele um protagonista tão interessante. A cada página, a cada carta que ele escreve para o seu misterioso destinatário (que ele nunca conta quem é), você quer saber mais sobre ele, porque ele é assim. E ver, pelos olhos dele, ele descobrindo a vida é encantador.

Tia Helen morou com minha família nos últimos anos de sua vida porque as vezes aconteciam coisas muito ruins com ela. Ninguém me disse o que aconteceu na época, embora eu sempre quisesse saber. Pág. 15

Foi só muito tempo depois que minha mãe bebeu uns copos de vinho branco e me disse o que tinha acontecido com a irmã dela. Algumas pessoas passam por coisas bem piores do que as minhas. Pág. 16

Lembro que nunca disse adeus à Tia Helen. Pág. 101

E prometi à tia Helen só chorar por coisas importantes, porque eu odiaria pensar que chorar como eu sempre faço diminuiria a importância desse choro pela tia Helen. Pág. 103

Já aconteceu com você? Já se sentiu muito mal, depois tudo passar e você não saber por que? Pág. 113


Charlie nunca teve muitos amigos e sua Tia Helen era uma das pessoas que ele mais amava na vida. Quando ela morreu, ele conta que foi um dos piores momentos. Passou um bom tempo no hospital e teve até que trancar a escola. Ela era como sua melhor amiga.



Seria muito legal ter um amigo novamente. Gostaria disso mais do que de uma namorada. Pág. 31

Eu me sinto infinito. Pág. 43

E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos. Pág. 49

Mas não era uma brownie comum. Quando você ficar mais velho, acho que vai entender que tipo de brownie era aquele. Pág. 45

Foi o tipo de beijo que me de saber que eu nunca seria tão feliz em toda a minha vida. Pág. 80

Até que, alguns dias depois de voltar à escola, ele conhece Patrick e Sam. E é quando ele começa a viver, a participar, e descobrir outras lados dela. E, através das cartas, ele compartilha seus momentos, novos amigos, primeiro beijo, sentimentos, contato com drogas e alguns outros momentos mais polêmicos. Mas a inocência e sensibilidade de Charlie deixa o livro leve, mesmo em suas horas mais pesadas.

Algumas outras citações que eu simplesmente não podia deixar de fora:

É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida. Pág. 34

E me pergunto se alguém é realmente feliz. Espero que sejam. Realmente espero que sejam. Pág. 34

Nem todo mundo tem uma história triste, Charlie, e mesmo que tivesse, isso não é desculpa. Pág. 38

Espero poder lembrar a meus filhos de que eles são tão felizes quanto eu nas fotos antigas. E espero que eles acreditem em mim. Pág. 63

É como quando você está excitado com uma garota e vê um casal de mãos dadas, e se sente feliz por eles. E outras vezes você vê o mesmo casal e eles te deixam louco. E talvez o que você quer é se sentir sempre feliz por eles, porque você sabe que se for assim significa que você está feliz também. Pág. 105




Como já disse no primeiro parágrafo, recomendo de coração esse livro. É ótimo para refletir, pensar um pouco mais em como você vê a vida e, claro, se divertir. Me encantei com Charlie e chorei e sorri com ele em vários momentos. ♥

Ah, um detalhe do livro que adorei: o irmão de Charlie estuda e joga na universidade Penn State, que foi a faculdade que visitei e assisti aulas nesse mini-intercâmbio que fiz em fevereiro! *__*

Adorei a capa do livro, o que é engraçado, porque geralmente não gosto muito quando é capa do filme. Mas eu vi a capa anterior e não curti muito não! Achei a do filme muito melhor! E fofinha! ♥ Ele é super bem diagramado, com uma fonte e tamanho ótimos para ler e folhas brancas.

Assim que terminei de ler, corri para ver o filme (me segurei para não ver antes! E ah, para quem tem net, ele está de graça no now!). E também adorei! Claro que o livro é bem melhor, pois ficamos mais próximos de Charlie e é possível entender melhor quem ele é, porque, e vivenciar ainda mais experiências de sua vida. Mas achei o filme uma boa adaptação e também vale a pena assistir!

A gente aceita o amor que acha que merece. Pág. 35

E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. Pg 192

Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Pág. 221


 Editora: Rocco Jovens Leitores  ●  Páginas: 224  ● Nota: 5/5  Ano: 2012  ●   Skoob ♥



Quem já leu?
O que acharam? :)
Ps: Obrigada, Biba, amiga linda, por me dar esse livro maravilhoso!



Não sei. Só sei que tive um ótimo dia. Espero que você também. Pág. 116

Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

14 comentários

  1. para tudo vou ver o filme vou comprar o livro ameiiii
    bezossssssss
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale a pena, viu, Juliana!
      Depois me diz o que achou! ;)
      besitos, chica! :*

      Excluir
  2. Tava com ele aqui pra ler e terminei devolvendo ao dono. Acho que vou pedir de volta. Hahahaha sei como é ler algo tão bom e não saber como resenhar.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, então já pede de volta! hehe! Vale a pena! ;)
      E depois me conta o que achou!
      besitos! :*

      Excluir
  3. Hola Tati!

    Eu já havia visto alguns amigos lendo esse livro, que me despertou certa curiosidade... Mas estou cheia de coisas para ler e fazer, e me impus a meta de ler todos os livros que tenho antes de procurar outros. E olha que faltam muitos! rs

    Amei sua resenha, também sei como é não ter palavras para escrever sobre algo muito bom. O mesmo aconteceu comigo recentemente, quando resenhei o livro "Admirável Mundo Novo", que inclusive está no meu blog.

    Besitos, corazón <3

    (se quiser ver a resenha, o link é este: http://hospedariadepalavras.blogspot.com.br/2014/03/resenha-admiravel-mundo-novo.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, como é! Eu sempre falo que não vou comprar mais livros, porque tenho uns 30 não lido, mas não consigo! :x hahahah!

      Fico feliz que gostou, chiquita! Opa! vou lá dar uma olhadinha sim!
      Besitos, guapa! :*

      Excluir
  4. Eu tenho uma relação de amor e ódio com o livro. Já o filme, acompanhei toda a produção e divulgação dele por causa da Emma (sou dona do EWBR) então o filme me conquistou muito mais do que o livro. Engraçado dizer isso mas é a verdade! E eu também acho essa capa muito linda, é a que eu tenho também!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, raro isso mesmo! haha! Eu adorei o filme, mas o livro acho que passa muito mais os sentimentos do Charlie e suas experiências, como ele se sente sobre isso. Então acabo me apegando mais! hehe

      besitos! :*

      Excluir
  5. Oi Tatii!!! Sempre tive curiosidade por esse livro e filme! Depois da sua resenha fiquei mais interessada ainda! :)
    Beijooo!!!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom ler isso, Jéssica!
      Depois me diz o que achou, tá? ;)
      besitos! :*

      Excluir
  6. Oi Tatiana!

    As Vantagens de Ser Invisível é um livro incrível, Charlie é aquele tipo de personagem que nos conquista completamente. Adorei os quotes presentes na resenha, me fizeram ter vontade de reler o livro <3

    Ah e teu blog é lindo, adorei conhecê-lo!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, Natália! <3
      Oun, muchas gracias, chiquita!
      Volte sempre! Besitos! :*

      Excluir
  7. Já tinha lido esse livro e assistido ao filme, ambos são maravilhosos.
    Trata de temas tão pesados e o Charlie é tão ingênuo e inocente. Quem dera os meninos e meninas de 15 anos ainda fossem assim.

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Renata!
      Mas gosto de pensar que ainda existem, poucos, mas existem! <3
      Besitos! :*

      Excluir