Book Challenge - September: Catching Fire, Hunger Games #2 (Em Chamas)- Suzanne Collins

terça-feira, setembro 03, 2013

Atenção!!!! A resenha abaixo pode conter spoilers do primeiro livro da série Jogos Vorazes! Então, se você ainda não o leu (e não quer saber o que acontece antes de ler), evite o texto abaixo :)

..................................................................................................................................



'If it were up to me, I would try to forget the Hunger Games entirely. Never speak of them. Pretend they were nothing but a bad dream.' Pág. 10

Katniss não imaginava que sua 'simples' atitude durante os jogos, de querer se matar junto com Peeta para que não houvesse vencedor (e para não ter que matá-lo com suas próprias mãos), fosse causar tantos problemas para ela e para todos que, de alguma forma, estavam ligados à ela. Afinal, ela só queria voltar para casa, viva, e continuar alimentando sua família, como sempre fez.

'I'm in trouble. And if I am, so is my family. [...] because I outsmarted his sadistic Hunger Games, made the Capitol look foolish, and consequently undermined his control.' Pág. 29

Mas seu pequeno ato foi visto pela maioria como uma rebelião contra a Capital (e talvez, inconcientemente, tenha sido mesmo) e deu coragem à parte da população para se rebelarem também. Com isso, Katniss é ameaçada pessoalmente pelo Presidente de Panem: se durante o Tour da Vitória pelos Distritos ela não convencesse o povo (e o Presidente) de que fez o que fez por estar loucamente apaixonada por Peeta e por não conseguir imaginar viver uma vida sem ele, ela, sua família, a de Peeta e até a de Gale correm grande perigo.

'You haven't hurt people - you've given them an opportunity. They just have to be brave enough to take it.' Pág. 134


 'He means there's only one future, if I want to keep those I love alive and stay alive myself.' Pág. 62

Assim, Katniss e Peeta (que está bravo com ela após descobrir, ao final dos Jogos, que ela estava fingindo tudo para sobreviver) tem que continuar com a farsa. O que é muito sofrido para os dois. Peeta, por amá-la e saber que talvez aquilo nunca seja real. Katniss, por não saber direito o que sente por ele (e confusa sobre Gale também) e por acabar, com isso tudo, machucando profundamente Peeta.

'I keep hoping that as time passes we'll regain the ease between us, but part of me knows its futile. There's no going back.' Pág. 13, sobre Gale.

'While I was wallowing around on the floor of that cellar, thinking only of myself, he was here, thinking only of me. Shame isn't a strong enough word for what i feel.' Pág. 229, sobre Peeta.

Ao terminar o Tour e Katniss descobrir que todo seu esforço não funcionou (mesmo com Peeta pedindo-a em casamento na frente das câmeras), a menina pensa em fugir com toda sua família e todos os ameaçados. Mas que futuro eles teriam? Quanto tempo sobreviveriam?


Só tem um pequeno problema no plano: esse é o 75º Jogos Vorazes, o que significa que é ano de Quarter Quell (que se não me engano foi traduzido para Massacre Quaternário), que acontece a cada 25 anos e é uma maneira de reforçar ainda mais o poder da Capital (e ainda mais cruel). O que ninguém contava era que a edição desse ano, escrita há 75 anos atrás (será mesmo?), fosse feita com 24 integrantes, dois de cada distrito (um homem e uam mulher), escolhidos dentre os já vencedores dos Jogos.

'The I get it, what it means. At least, fo me. District 12 only has three existing victors to choose from. Two male. One female...I am gong back into the arena.' Pág. 223

Peeta e Katniss são obrigados à voltar à arena e ela está disposta para fazer de tudo para que ele saia vivo.

'You could live a hundred lifetimes and not deserve him, you know. Haymitch says.' Pág. 229, sobre Peeta.

O livro é incrível, ainda melhor que o primeiro e é quase impossível de largar a leitura! O final me deixou de boca aberta, com a cabeça a mil e aquela sensação de 'ufa, ainda bem que tem mais um livro'. Então claro que já corri para abrir o terceiro! hihi
Se você gostou do primeiro, vai amar o segundo, com certeza!

'This time I don't have even the slightest hope of return.' Pág. 241



A versão que eu li era uma Large Print Edition (Edição com a impressão mais larga, com letras maiores), a capa é igual a brasileira, é separado em três partes (assim como o primeiro), com páginas brancas, bom espaçamento e começos de capítulos iguais aos do primeiro livro.

♥ Editora: Gale, Cengage Learning ~ Páginas: 496 ~ Ano: 2013 ~ ISBN: 9781594135859 ~ Skoob  

Quem já leu?
O que acharam? :)

Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Hey flor!

    Eu amo toda a trilogia, mas não tem como negar que Em Chamas é de longe o melhor dos três livros. Como voce disse, é IMPOSSIVEL largar a leitura! Uma emoçao atras da outra!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li a trilogia toda, acho-a perfeita. Suzanne é uma ótima escritora, sem mais. ♥

    Bj, xoxo ~> umlivroporestacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda to no terceiro, mas já já termino!
      Também estou adorando a escrita dela! :)
      besitos!

      Excluir
  3. Já terminei de ler a trilogia toda há algum tempo. Fiquei super apaixonada e ansiosa com os próximos filmes. Foi um daqueles livros que nos deixam órfãos quando terminam.
    beijos

    Reenoceronte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Eu já to aqui morrendo de ansiedade para novembro para ver o filme!
      Nem terminei e já estou começando a ficar com saudades! haha!
      besitos!

      Excluir
  4. Eu amei a trilogia,e esse livro é o mais perfeito.Só de ler sua resenha eu já tô chorando! E ah,você talvez chore(M-U-I-T-OOO!) no terceiro livro,mas não vou dizer porquê!Gostei muito do blog!
    Beijinhos,
    Fernanda.
    Universo Teen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na parte final do terceiro livro e já to me descabelando aqui!
      To naquela fase da saudade, acabando, mas sem querer acabar, sabe?! :'(
      besitos!

      Excluir
  5. Li Catching Fire em português mas dizem que é bastaante diferente do original e como gostei muito pretendo lê-lo em inglês daqui a um tempo apesar de que da trilogia, o Jogos Vorazes com certeza é meu preferido haha
    bjs
    http://lecafeine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo! Não é uma leitura exatamente fácil. Algumas vezes tive que ler algumas partes mais de uma vez para entender. Mas é que acontece muita coisa, né?! haha!

      besitos!

      Excluir