Book Challenge - September 2: Mockingjay, Hunger Games #3 (A Esperança) - Suzanne Collins

quinta-feira, setembro 12, 2013

Atenção!! Esta resenha é sobre o terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes, portanto pode conter spoilers sobre os dois primeiros livros. Caso ainda não os tenha lido (e não quiser saber o que acontece) evite ler o texto abaixo.

.............................................................................................................................................................



Acho que essa é uma das resenhas mais difíceis que já escrevi. Por ser o ultimo livro da trilogia, não quero falar quase nada para não estragar, ao mesmo tempo que quero falar tudo, mas também acho que não consigo colocar tudo que senti com o livro em palavras. Confuso, né? Haha! Mas vou tentar!

'Almost nothing remains of District 12' Pág. 3

Foi simplesmente impossível não terminar o segundo e imediatamente abrir o terceiro. Como assim a Katniss escapou da arena? COMO ASSIM o Distrito 12 foi bombardeado? Eu precisava saber o que acontecia! Confesso que a minha principal dúvida era: CADÊ O PEETA? :'(



'My name is Katniss Everdeen. I am seventeen years old. My home is District 12. I was in the Hunger Games. I escaped. The Capitol hates me. Peeta was taken prisioner.' Pág. 4

Acontece que o Distrito 13 realmente existe (aquele blablabla da Capital sobre o ter destruído era tudo ladainha para controlar o povo), em mundo totalmente subterrâneo e com bastante poder. Mas, poxa, porque eles deixaram todos os outros distritos nas mãos da Capital, né? Bem, resumindo, eles precisavam de mais poder e de um motivo ou símbolo para poder causar uma rebelião grande e forte o suficiente para acabar de verdade com a Capital. Por isso, o simples ato da Katniss de se rebelar, sem querer querendo, no primeiro livro, foi o estopim para os rebeldes e a menina virou o símbolo do qual o Distrito há anos precisava.

'What they want is for me to truly take on the role they designed for me. The symbol of the revolution. The Mockingjay.' Pág. 10

O país está um caos. Todos os distritos estão em guerra e os rebeldes, aos poucos, estão vencendo a força que a Capital tem em cada distrito. Então a única saída da Capital é usar os reféns que conseguiu pegar na arena para atingir quem os ama, como o Peeta. E ain (como já disse nas outras resenhas, sou super Team Peeta né hihi <3), é tão triste! Não tem como não se por no lugar da Katniss e não sofrer junto com ela!

'To keep me alive? An then I understand. The Games are still on. We have left the arena, but since Peeta and I weren't killed, his last wish to preserve my life still stands.' Pág. 30



Katniss aceita então ser o Mockingjay (se não me engano, foi traduzido para o Tordo) da Revolução, o símbolo da esperança, de modo a tentar salvar Peeta e os outros vencedores capturados, que passaram a ser considerados traidores pelos Rebeldes, já que apareciam na TV pedindo um cessar-fogo, obviamente obrigados pela Capital.

'Boggs is right. It's the sight of me, alive, that is the inspiration.' Pág. 90

O terceiro livro é mais lento (em termos de ação), mas é intenso. Encontramos uma Katniss cheia de sentimentos e confusões, sob muita responsabilidade e, acima de todo o sofrimento, determinada. Suzanne fez uma história incrível e, apesar de ser uma ficção, com traços muito reais. Não, o final não é feliz, de um modo. Mas também não é triste/deprimente. Ele é sensacional, real e intenso. E isso foi o que achei de mais incrível na trilogia da autora. Sou uma grande fãs de romances, até os bobinhos e com finais felizes que são super premeditados, mas dou muito valor mesmo aos finais 'mais reais' como esse. 



Recomendo demais a trilogia, que traz uma crítica que pode ser levada até a nossa sociedade de hoje e que traz bastante reflexão. Com certeza os livros entraram para a lista de favoritos! Sensacionais! :) Não contarei mais nada para não estragar o final, mas deixo mais um pedacinho do livro para instigar quem não leu:
'In some ways, District 13 is even more controlling than the Capitol.' Pág. 36



O livro que eu li é capa dura, super lindo, com páginas amareladas e jacket. O espaçamento era ótimo e o tamanho da letra também. Obrigada pelo empréstimo, Marina! <3

PS.: esse mês exclusivamente fiz dois 'Book Challenge' para terminar logo a trilogia (e não morrer de ansiedade hihi), mas a partir do mês que vem volta ao normal: one book a month! :)

♥ Editora: Scholastic Press ~ Páginas: 400 ~ Ano: 2010 ~ ISBN:  9780439023511 ~ Skoob 

Quem mais leu a trilogia?
O que acharam? :)

Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Essa edição é igualzinha à minha! Acho linda!
    Esse foi o livro que menos gostei, acho que exatamente por causa desse conflito interno da Katniss e da falta do Peeta! Realmente esse é um dos poucos livros que mostra um final real, que não é feliz como a maior parte dos livros que lemos!

    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito linda mesmo! *.*
      Eu preferi o segundo, mas não posso dizer que não gostei do terceiro! Ele é excelente em seu modo! :)
      Besitos!

      Excluir
  2. A minha primeira pergunta era a mesma: CADÊ MEU PEETA? Acho que todo mundo... E fiquei chocada com o que aconteceu com ele! Esse ultimo livro me decepcionou por dois motivos: primeiro que depois da coisa com os paraquedas (evitando spoilers pra quem não leu) o livro meio que "parou". Toda aquela tensão e ação da revolução sumiram, e o livro perdeu o ritmo. E segundo porque queria um final mais floreado pra Peeta e Katniss. Passei três livros chorando e torcendo por eles a autora resumiu o fim deles em um único parágrafo. Queria mais detalhes sobre eles se reaproximando e cenas românticas, não aquilo! Me decepcionei. Mas o livro (a trilogia toda) é simplesmente incrível e uma das minhas favoritas.

    A edição do seu livro é tão linda *O*

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo que o livro meio que parou e tal, mas não achei isso 'ruim'. Acho que o livro seguiu o ritmo do que tinha que ser. Não dava para ser tudo só ação (como o segundo). Precisava de reflexões da Katniss e respostas.
      E acho que um final floreado teria sido apenas um final comum, como eu disse acima, e não um real. Acho que foi tudo perfeito! :)

      Não é?! É da minha cunhada, peguei emprestado! hihi! Mas quero futuramente comprar a trilogia para ter na minha estante <3

      Excluir
  3. Oi flor!
    Muitíssimo obrigada pela visitinha,já estou te seguindo *_*
    Chêros,
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. Eu li até Em chamas... Acho a história perfeita e fiquei viciada em Jogos vorazes. Em chamas também é excelente, mas o final me deixou meio confusa, por isso aguardo ansiosamente poder ler a trilogia completa *o*

    Suas resenhas são, como sempre, excelentes Tati.
    Sou sua fã, besitos :*

    Confidencegp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você conseguiu terminar o Em Chamas sem ler o próximo?! Eu surtei só do minuto que demorei para abrir o terceiro livro! hahaha! :P

      Oun, fofa! Muchas gracias, mismo! <3
      Besitos! :*

      Excluir
  5. Realmente, Mockingjay é o livro mais intenso e lento e se ninguém ainda não tinha se envolvido com a Katniss, esse livro é onde você vai fazer isso! E eu concordo, gosto de romances também mas os livros com finais mais reais me apaixonam ainda mais! Sua resenha ficou ótima, uma das melhores que li de Mockingjay até hoje \o/ E amei a foto com o minion fofo hauhauhahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, que comentário mais lindo! haha
      Muchas gracias, isa! <3 hihi
      Besitos! :*

      Excluir