Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler

sexta-feira, agosto 16, 2013



O Futuro de Nós Dois conta a história de Emma e Josh e é narrado pelos dois, sendo capítulos alternados entre eles. O que é bem legal, porque assim a gente pode ter a visão de cada um sobre os acontecimentos e entender melhor qual é a verdade, né?!

Josh e Emma sempre foram vizinhos e melhores amigos, até que uma má interpretação de sinais (será mesmo?) gerou um constrangimento e os dois se afastaram um pouco, apesar de continuarem convivendo no mesmo grupo de amigos. Mas a relação dos dois está prestes a mudar mais uma vez.

Emma ganhou de seu pai um computador (uma maneira de pedir desculpas pela nova filha ou uma simples demonstração de carinho?) e Josh, a mando de seus pais, dá à ela um cd da AOL (nostalgia!) para ter acesso grátis à internet e poder criar uma conta de email.

'Meus pais não querem internet. Dizem que é perda de tempo, e minha mãe acha que as salas de bate-papo estão cheias de depravados.' Pág. 11

Só que ao criar sua conta, algo de estranho acontece: Emma vê uma página esquisita com uma mulher muito parecida com ela, só que mais velha, e que escreve muito sobre sua vida (e sobre o quanto ela está infeliz) na internet. A própria Emma daqui à 15 anos.

'Passo o mouse pela tela, confusa com a profusão de imagens e palavras. Não faço idéia do que tudo isso quer dizer: 'status' e 'solicitação de amizade' e 'cutucar'. Pág. 17



Desesperada com a possibilidade de conseguir ver seu futuro (e de descobrir que ele não vai ser nada feliz), Emma mostra a página para Josh, que tem certeza absoluta que alguém deve ter pregado algum tipo de pegadinha nela.

'Quando você diz 'as pessoas que criaram isso', você não entende? Em algum momento, nós é que criamos. Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser um site interconectado em que as pessoas mostram suas fotos e escrevem sobre tudo o que esta acontecendo na vida delas, como, por exemplo, que encontraram um lugar para estacionar ou o que comeram no café da manhã.' Pág. 52

Pelo menos é o que ele pensa até descobrir que também tem um perfil e que o futuro dele não vai ser nada ruim (ou pelo menos é o que ele pensa!).

'Porque diz aqui que ela tem trezentos e vinte amigos? - pergunta Josh. - Quem tem tantos amigos assim?' Pág. 38

'Porque alguém iria dizer essas coisas sobre si mesmo na internet? É loucura!' Pág. 39

A partir daí, eles percebem que qualquer ação (até a mínima, como um pensamento) pode mudar não só o futuro deles, mas também dos que estão conectados à eles. E enquanto Josh quer adiantar sua vida 'perfeita', Emma quer fazer de tudo para não ter um futuro infeliz. O que, claro, provoca várias reverberações em seus futuros.

Adorei o livro! A leitura flui bem, pois os capítulos são bem curtos (mesmo! coisa de 3 a 4 páginas no máximo), e a curiosidade não deixa a gente largar o livro. Com o truque de 'só mais um capítulo' dá para ir longe! haha!

Tem várias referências do passado que deixam uma sensação de nostalgia na gente, como: Macarena, Discman, Um Maluco no pedaço, AOL, etc.

'No baile de formatura do fim de semana passado, ele não me largou. Nem consegui dançar Macarena com Kellan, Ruby e meus outros amigos.' Pág. 13

(Emma adora ouvir suas fitas de música!)


E várias referências do presente e das quais eles não entendem nada, o que deu um ar mais cômico.

'- Que diabos aconteceu com Plutão?' Pág. 88

'Não faço a menor idéia do que estou falando, mas se Netflix + Glee é igual à minha vida, espero que sejam coisas boas.' Pág. 173

Achei a capa super lindinha e com referências muito legais ao Facebook. A diagramação e o espaçamento são ótimos. Os capítulos, como já disse, curtos, e separados também pelo dia da semana, o que deixa a história cronologicamente organizada e facilita mais nosso entendimento.



As páginas são um pouco amareladas e capa capítulo tem o número, seguido por '://' e o nome do personagem (ex: 1://Emma), o que me lembrou o http:// e achei super legal esse detalhe!

(Quem lembra/teve fofolete? hihi)

É uma ótima reflexão do quanto nos expomos na internet hoje em dia e também de que todas nossas ações tem consequências, imediatas ou não, mas que nem sempre podemos prevê-las. Adorei a leitura e super indico!

'Sempre me protegi quando a questão é amor. E talvez seja esse o problema. Por não permitir que me magoe agora, as reverberações são de muito mais magoa depois.' Pág. 337

Editora: Galera Record ~ Páginas: 384 ~ Ano: 2013 ~ ISBN: 9788501097231 ~ Skoob

Você gostaria de ver seu futuro? E o que faria se soubesse tudo que vai acontecer?

Quem mais já leu?
Gostaram? :)

You Might Also Like

12 comentários

  1. Hei Tati,

    Tenho ouvido muitas coisas positivas acerca desse livro. Só a premissa por si só já é algo que me deixa com comichões para lê-lo logo. Ótima resenha.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Jeferson!
      Eu gostei muito, achei uma ótima reflexão! Vale a pena ler ;)

      Excluir
  2. Já vi muita gente falando bem dele. Além da sinopse ser bastante atraente, a capa também é muito fofa :33 E essas suas fotos mais ainda! sahushaushaush Com certeza, entrou pra minha lista de desejados !

    Beijos, Gabi <3
    Official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Gabi!
      Ele é bem legal, leia sim, viu! ;)

      Besitos! :*

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, mas ao ler sua resenha fiquei super interessada em comprar e ler! Parece ótimo! :3

    bjbj -> umlivroporestacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é recente, Jordanna. Lançou em Maio ou Julho desse ano (se não me engano!).
      Fico feliz que tenha gostado! :')
      Eu adorei a leitura!

      Besitos! :*

      Excluir
  4. Oi Tati. Quero muito ler esse livro, justamente por ter lido várias resenhas positivas sobre ele. Só com os quotes que você postou, já dei risada. Me imagino no lugar da Emma, porque eu já tive um CD da AOL. Pois é, na verdade tinha vários desses cds, era quase uma coleção UHAHUAHUAUHHUA.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive vários desses CDs, Karine!
      Então imagine só minha nostalgia lendo esse livro?!
      Várias citações da minha infância! Adorei! ;)

      Besitos! :*

      Excluir
  5. Nossa, amei a história... Sinto cheiro de mais um livro entrando na minha Wishlist ¬¬ Hahaha!

    E sua resenha também é excelente Tati, com trechos do livro, super diferente: Amei *---*

    Ultra beijo
    confidencegp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun, Gracias, Alice! Que bom que gostou! ^^
      Espero que goste do livro! ;)

      besitos! :*

      Excluir
  6. Oi Tati!
    Adorei a foto do livro com a fita k7! Super a ver com o livro =) Que eu adorei por sinal, no começo eu achei que essa narrativa separada dos dois ia atrapalhar mas conforme fui lendo fui me envolvendo. Adorei mesmo! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que no começo também me senti um pouco assim, Isa!
      Mas logo me apaixonei e me envolvi rapidinho! ^^
      Que bom que gostou da foto ^^

      besitos! :*

      Excluir