Resenha: A culpa é das estrelas - John Green

quinta-feira, agosto 08, 2013


Hazel é uma paciente terminal e que tem plena consciência de que vai morrer. Apesar de testar vários medicamentos e andar por ai com um cilindro de oxigênio, ela sabe que essas são soluções que só podem prolongar um pouco mais sua vida.

Eu, particularmente, adorei a Hazel! Apesar de ter câncer e a certeza de que vai morrer, ela não é nem pessimista, do tipo parei de viver, nem a empolgada com a vida, que quer viver intensamente seus últimos dias. Ela simplesmente vive, com suas dificuldades, e tenta agradar seus pais enquanto ainda está por perto. Ela te um ar cômico também, o que ajudou a trazer uma certa leveza à história, que é bem profunda.

Seus pais, principalmente sua mãe, pararam um pouco suas vidas por causa da doença de Hazel. Mas tentam também fazer a filha viver um pouco mais a vida e aproveitar cada momento (como assistir America's Next Top Model, que o pai odeia) ao lado da filha. 

'Minha mãe era totalmente adepta da prática de maximizar as celebrações de datas comemorativas. HOJE É O DIA DA ÁRVORE! VAMOS ABRAÇAR ÁRVORES E COMER BOLO! COLOMBRO TROUXE VARÍOLA PARA OS NATIVOS DA AMÉRICA; PRECISAMOS FESTEJAR A DATA COM UM PIQUENIQUE!' Página 42.



E é nessa de satisfazer o desejo dos pais que Hazel continua indo ao Grupo de Apoio, um grupo 'rotativo' de crianças com câncer. E é la que ela conhece Augustus Waters, uma menino lindo, com uma perna 'falsa' que perdeu para o câncer, mas já 'curado', sem câncer (que foi ao grupo por pedido de seu amigo, Isaac, que tem a doença nos olhos).

'Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assedio. Mas se é um cara gato... Na boa...' Página 16.


O Augustus é muito divertido! Ele é destemido e sabe o charme que tem (mas não o achei metido, sabe?!). Ele já passou por muita coisa por causa do câncer (inclusive perder uma ex-namorada para a doença) e é muito legal como a relação dele com Hazel vai se construindo. E também deles com Issac, que para mim tem também um importante papel na história.

                'Nos dias mais sombrios, o Senhor coloca as melhores pessoas na sua vida.' Página 32.



É também pelo livro favorito de Hazel, 'Uma aflição imperial', que ela e Augustus se aproximam cada vez mais e, graças aos benefícios do câncer, eles viajam juntos para conhecer - e obter respostas - do autor do livro, que jamais respondeu às correspondências da menina.

A partir daí a história dá uma reviravolta e fica impossível largar o livro por um segundo sem sofrer querendo saber o que vai acontecer. E quando você acha que sabe o que vai vir, John Green vai lá e nos quebra a cara. 

'Esse é o problema da dor - o Augustus disse, e ai olhou para mim. - Ela precisa ser sentida.' Página 63.

Confesso que estava com um pouco de medo ao ler o livro, porque ouvi só comentários bons, então já fiquei naquela expectativa, que por mais que tentamos não ter, algumas vezes fica meio difícil, né?! Mas o John Green me conquistou com esse livro surpreendente, envolvente, real e que faz a gente pensar um pouquinho na vida também. Amei e não vejo a hora de ler outras obras dele!  

'Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo.' Página 283.



Achei a cada super lindinha, a diagramação e as margens ótimas, e ainda tem páginas amareladas, que dá um toque mais de livro, né?! 

Para as choronas de plantão (eu!), aconselho deixar uma caixinha de lenços por perto e evitar ler em público, porque olha... desidratei! :~ haha!

Editora: Intrínseca ~ Páginas: 286 ~ ISBN: 9788580572261 ~ Ano: 2012

Quem mais já leu?
O que acharam? :)

Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Quero muito ler esse livro.... não, pera, quero ler todos do John Green! Além das capas serem lindas e maravilhosas, as sinopses, as resenhas de todo mundo fala bem! Adorei o quote da pag 283 e ri mt com a da página 16 asuahsuash As fotos estão lindas! Adorei totalmente a resenha!

    Beijos, Gabi ♥
    Official-wonderland.blogspot.com | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Eu também quero!! Já são prioridade na minha enorme lista de desejos! hihi
      Que bom que gostou! :)
      Muchas gracias!
      besitos!

      Excluir
  2. Adorei o livro! E chorei lendo ele também (na aula de cálculo!) na parte que a Hazel conta que ouviu a mãe dela falando que ela vai deixar de ser mãe :(

    Minha quote preferida do livro é essa que você pôs primeiro, da mãe dela "maximizando" as datas festivas, adorei essa parte! E também gosto da Hazel falando sobre a frase "Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer?" , e ela fala que a existência do Brócolis não afeta o gosto do Chocolate! Simplesmente genial a Hazel, é daquelas personagens que você gosta tanto que quer até ser amiga :P

    Adorei a resenha e as fotos, parabéns :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, essa parte é super triste mesmo! :'(
      Achei essa quote super divertida também! me marcou!
      Com certeza! Amei Hazel! <3

      Oba! gracias! ;)
      Besitos!

      Excluir
  3. Não leio esse livro pois sei que vou chorar MUITOOOO.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei meio receosa no começo também, Luiza!
      Mas apesar do chororó, valeu a pena, viu! ;)
      besitos!

      Excluir
  4. Eu AMO esse livro, também fiz uma resenha dele de tanto que gostei!
    Uma história super envolvente!

    Beijo querida!
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei o livro e ainda não li!
    Mas ele está na fila !!

    beijos e já estou participando do blog!
    Tá lindo aqui e ah, obrigada pela visita!
    beijos

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo a leitura, mesmo! ;)

      oun, gracias! fico muito feliz! o/
      besitos!

      Excluir
  6. Ainda não li, então estou mega ansioso para lê-lo, já comprei só estou aguardando chegar! mas espero não chorar, e sua resenha só me fez ficar ainda mas curiosos!

    Livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro! Já vi muitos comentários bacanas dele! :D

    Muchos besitos,
    www.laylacaroline.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa nena, eu ameeei esse livro!
    Antes de ser lançado no Brasil vi muitos comentários dele em outros blogs que já tinham lido em inglês. Pelo título achei que seria algo de filosofia sabe? Uma coisa bem complexa e até fiquei com receio de lê-lo. Mas aí resolvi arriscar (em português, claro) e ameei! OMG! Foi o primeiro livro do JG que li mas me encantei! Quero ler "Quem é você, Alasca?" parece perfeito!


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendi e estou louca para ler mais do JG! <3
      besitos!

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Sou mega apaixonada pelos livros do John, e A culpa é das estrelas é o meu favorito ♥ chorei litros (ok, nem tanto kkk) quando terminei de lê-lo :(
    Me apaixoneei pelos personagens, principalmente por Augustus ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro tem um tempo já, mas eu não pretende ler tão cedo. Primeiro porque eu fiquei com uma overdose dele quando foi lançado e segundo porque eu tenho que me preparar antes de ler algo tão sofrido quanto, eu me emociono fácil então já prevejo o estado que vou ficar quando ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não seja bom ler na TPM hehe! :P
      mas olha, vale a pena ler, viu! lindo demais <3
      besitos!

      Excluir
  11. Hei Tati,

    A resenha ficou ótima. Esse foi um dos poucos livros que li com expectativa muito alta e não me frustrei. A Hazel é ótima, seu humor negro me conquistou. Não tem como não amar esse livro.

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati, tudo bem?
    Esse é o meu livro favorito da vida! Desidratei também quando terminei *bate aqui* rsrs
    A estória é muito emocionante e é com certeza o meu livro de cabeceira ;)
    Adorei a resenha e as fotos!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tati!
    Acabei de conheceu teu blog e achei super fofo!!

    O livro "A Culpa é das Estrelas" é um dos meus preferidos, ele é incrível!
    Difícil não se apaixonar, né??

    Um beijo, Fran!
    www.blogdaruiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun, Gracias, Francieli! Fico muito feliz em saber! :)

      muito difícil mesmo! hihi <3

      besitos!

      Excluir