Book Challenge - August: The Hunger Games #1 (Jogos Vorazes) - Suzanne Collins

terça-feira, agosto 27, 2013

'Ladies and Gentlemens, let the Seventy-fourth Hunger Games Begin!' Pág. 147



Panem era composta pela Capital e seus treze distritos. Até que aconteceu uma rebelião no país e a Capital eliminou tudo e todos do Distrito Treze para provar seu poder. Assim foram criados também os Jogos Vorazes, para que a lembrança desse poder nunca fosse esquecida.

'It's mostly a lot of blather about what we owe the Capitol. I know there must be more than they're telling us, an actual account of what happened during the rebellion. But I don't spend much time thinking about it. Whatever the truth is, I don't see how it will help me get food on the table.' Pág. 42

Todo ano, em Panem, ocorrem os Jogos Vorazes, onde um menino e uma menina de cada Distrito, entre 12 e 18 anos, são sorteados (em alguns - poucos - se voluntariam) para servirem como tributos para os Jogos e lutarem um contra o outro até que seja declarado um único vencedor: a última pessoa viva na arena.

'Taking the kids from our districts, forcing them to kill one another while we watch - this is the Capitol's way of reminding us how totally we are at their mercy.'Pág. 18

O livro é narrado por Katniss, que aos dezesseis anos é quem sustenta a casa, caçando ilegalmente na floresta para tentar trazer um pouco de comida para sua mãe e sua irmã mais nova. Depois que seu pai morreu em uma explosão na mina em que trabalhava, sua mãe se fechou em seu próprio mundo de depressão e a filha mais velha se sentiu na obrigação de sustentar a casa para que as três não morressem de fome.

'Starvation is never the cause of death officially. It's always flu, or exposure, or pneumonia. But that fools no one.' Pág. 28

Como habitantes da parte mais pobre do Distrito 12 (o distrito mais pobre de Panem), elas passaram por muitas dificuldades, mas pelo menos conseguiam sobreviver. E para isso, Katniss contava com a ajuda de Gale, que também perdera o pai, no mesmo acidente, e que, assim como ela, ocupara o papel de alimentar o resto da família.

'In the woods waits the only person with whom I can be myself. Gale.' Pág. 6

Outro sacrifício que fazem por sua família é colocar seus nomes mais vezes para sorteio em troca de pequenas quantias de alimento por mês. Assim, aos 18 anos, como a idade acumula suas chances também, Gale já tem seu nome inserido mais de 40 vezes. E Katniss não está muito atrás.

'The reaping system is unfair, with the poor getting the worst of it.' Pág. 13

'The reaping is a good opportunity for the Capitol to keep tabs on the population as well.' Pág. 16

Prim, a irmã mais nova de Katniss, tem 12 anos e participa pela primeira vez da colheita dos tributos para os jogos. Mas a mais velha garante que a irmãzinha está à salvo, afinal, ela só tem seu nome inserido uma única vez. Qual a chance?



Mas a sorte parece não andar muito ao lado da família Everdeen e Prim é a sorteada durante a colheita. Katniss, como 'chefe da família' e por seu grande amor pela pequena, não suporta pensar em vê-la morrer na arena e não pensa duas vezes antes de se voluntariar como tributo no lugar de Prim.

'But a shift has occurred since I stepped up to take Prim's place, and now it seems I have become someone precious.' Pág. 24

'I don't care If we're rich. I just want you to come home. You will try, won't you? Really, really try?' Asks Prim.' Pág. 36

Desesperada diante do futuro incerto de sua família (como eles vão sobreviver sem a comida que ela trazia todo dia?), Katniss jura que vai tentar, de verdade, ganhar os jogos, apesar de não achar que tem chance.



E o que ela também não esperava era que Peeta Mellark, o filho do padeiro, que uma vez salvou ela da fome e quem ela nunca agradeceu, fosse ser escolhido como tributo. Ela tenta não se aproximar tanto de Peeta, afinal, um terá que morrer para que o outro possa voltar para casa, e quanto mais se aproximassem, mas difícil isso seria.

'And now it never will. Because we're going to be thrown into an arena to fight to the death. Exactly how I am supposed to work in a thank-you in there?' Pág. 32

O problema é que é quase impossível não gostar de Peeta.

'Kind people have a way of working their way inside me and rooting there. And I can't let Peeta do this. Not where we're going.' Pág. 49

'I can't help comparing what I have with Gale to what I'm pretending to have with Peeta. [...] Gale and I were thrown together by a mutual need to survive. Peeta and I know other's survival means our own death.'  Pág. 112

Não vou falar mais para não estragar! Jogos Vorazes foi uma distopia cativante, muito difícil de largar e, além de um ótimo entretenimento, uma crítica maravilhosa sobre a sociedade e, consequentemente, uma boa reflexão.

Super recomendo o livro e já aviso que depois que começamos é muito difícil parar! Já estou aqui devorando o segundo livro, chorando por mais horas no meu dia! hihi! Minha ideia era fazer a trilogia toda como o Book Challenge de Agosto (não sabe o que é? Clica aqui!), mas não consegui. Mas com certeza os outros dois livros não passam de Setembro! ;)

'Cinna has given me a great advantage. No one will forget me. Not my look, not my name. Katniss. The girl who was on fire.' Pág. 70



A versão que eu li (obrigada pelo empréstimo, Marina   tem a capa diferente da brasileira, mas sei que tem a versão inglês que é igual. A fonte tem um tamanho bom, assim como o espaçamento e as páginas são um pouquinho amareladas (bem leve). O livro é dividido em três partes e os detalhes do capítulo são iguais aos da versão brasileira publicada pela Editora Rocco.

♥ Editora: Scholastic ~ Páginas: 374 ~ Ano: 2012 ~ ISBN: 9781407132075 Skoob 

Quem mais já leu?
Gostaram? :)

P.S: Super me empolguei na resenha e ficou um pouquinho grande, né?! Perdon! Mas é que a história é tão envolvente que eu quis compartilhar o máximo possível, sem spoilers, com vocês! Espero que tenham gostado! hihi 

Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

10 comentários

  1. o segundo livro causa pesadelos haiahiahai
    mas é muito bom tb!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei "Jogos Vorazes"! Também li em inglês, mas a minha capa é igual à brasileira. (:
    Se você gostou de "Jogos Vorazes", vai amar "Em Chamas"! Na minha opinião é o melhor da trilogia!
    Também acho que é impossível não gostar do Peeta! Não sei nem porque as pessoas ficam falando tanto do Gale (acho que é por causa do ator que interpreta hahaha).
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Team Peeta! ♥♥ hihi!
      Ai, nem fala, to quase terminando o Em Chamas! Não consigo parar de ler!!!

      besitos! :*

      Excluir
  3. Oi Tati, tudo bem?

    Como não devorar Jogos Vorazes, né? Esse livro, essa trilogia, é simplesmente maravilhosa! E se prepare, se você está chorando lendo o segundo livro, no terceiro então, OMG nem posso lembrar do quanto me acabei de chorar com ele, rsrs

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, to lascada então!
      Já vou preparar a caixinha de lenços! hihih
      Besitos! :*

      Excluir
  4. Ai eu amo demais essa trilogia! Em Chamas é mais perfeito ainda, voce vai ter um heart attack com o final! Eu li o tres em portugues mesmo, mas tô começando a ler em ingles. Fiz varios anos de curso, mas a uns dois nao leio nada em ingles menina, preciso voltar a praticar!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah! Já to na parte III!! *.* hihi
      É sempre bom ler em inglês para dar uma relembrada na língua e não 'perder' tudo que a gente aprendeu, né? :)
      besitos! :*

      Excluir
  5. "O problema é que é quase impossível não gostar de Peeta." A chata do contra chegou.. Eu não consigo gostar do Peeta x.x Principalmente em A Esperança, nada me prova o contrário. Quando eu falo que eu sou do contra ninguém acredita, mas é o que eu acho fazer o que? HAUHUAHUA E é disso que o mundo é cheio né? Aquela coisa clichê, se todos gostassem do amarelo o que seria do azul? Maaaas, tirando esse detalhe concordo com você, o livro é incrível e é uma leitura que prende! Em Chamas é muito muito bom *.* E que lindo que você também faz Book Challenge \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah! Concordo, Isa! Assim que é bom mesmo! Se todo mundo tivesse a mesma opinião não teria graça, né?!
      Eu continuo gostando do Peeta em 'Em Chamas' (amei o livro, próximo post é resenha!!), mas vamos ver se continuará em 'Esperança', que to começando agora! :)

      Também faço hihi! Eu gosto de ler em inglês (principalmente pelo preço, né?! haha), então acho que essa idéia de ter que fazer uma vez por mês acaba me motivando, sabe? :) hihi
      besitos!

      Excluir